Você sabe que o cinto de segurança é obrigatório e essencial em qualquer veículo, certo? Mas, por incrível que pareça, muitas pessoas ainda cometem erros ao utilizá-lo. De acordo com os dados da Arteris, especialista em gestão de rodovias, o número de vítimas de acidentes por falta de cinto de segurança cresceu em 2023.
Para passageiros de veículos leves, o crescimento foi de 29%, enquanto para usuários de veículos pesados, como carretas e caminhões, o aumento foi de 19%. Estes dados consideraram sete concessionárias em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) indica que o uso é obrigatório tanto para motoristas quanto para passageiros, inclusive se eles forem crianças. E, ao não cumprir essa regra, estarão cometendo uma infração grave, onde a multa é de R$195,23 e cinco pontos na carteira do motorista.
Para que você não precise passar por problemas causados pela falta do cinto de segurança em 2024, a seguir, vamos explorar três erros comuns durante o uso e como evitá-los para garantir a máxima proteção enquanto você está na estrada. Continue a leitura!
- Falta de observação na qualidade do material
Um dos erros mais comuns é deixar de acompanhar o desgaste do cinto de segurança. Com o tempo, o material pode se deteriorar, e isso compromete a sua eficácia em casos de acidentes. O que você deve fazer? Verificar regularmente o estado do cinto, incluindo fivelas e ajustes para que você e os passageiros estejam sempre em segurança.
- Falta de cuidado ao posicionar o cinto no corpo
Posicionar o cinto de segurança de forma incorreta é outra falha comum. Por exemplo, usá-lo sobre o abdômen, em vez de sobre os quadris, ou deixar a faixa diagonal atrás das costas, não é a forma como o cinto deve ser usado. Como evitar isso? Antes de dar partida no veículo, chame a atenção dos passageiros sobre a forma correta de usar a peça, assim, todos estarão protegidos.
- Crianças mal acomodadas dentro do veículo
Atenção, o transporte de crianças exige atenção redobrada em relação ao cinto de segurança. Erros como usar cintos de adultos, ou ignorar as recomendações específicas para assentos infantis é grave. Crianças têm uma estrutura física diferente de adultos, e o modelo infantil é projetado em detalhes para proteger áreas delicadas, como o pescoço e a cabeça.
O seu veículo merece o melhor cuidado na Koreauto
A segurança vai além do uso correto do cinto de segurança, ela também envolve a manutenção regular do seu veículo. Neste caso, a nossa equipe entende a importância de uma condução segura, traga o seu modelo para a nossa oficina e invista na segurança hoje, para dirigir com tranquilidade amanhã. Estamos te esperando!

