Gestão de estoque para lojas de autopeças: Passo a Passo para ter sucesso

gestão de estoque koreauto
Uma boa gestão de estoque exige muito esforço, dedicação e trabalho contínuo. Confira este passo a passo para aprender a ter sucesso!

Conseguir controlar o grande volume de produtos a serem revendidos é um grande desafio para empresas de autopeças. Uma boa gestão de estoque exige muito esforço, dedicação e trabalho contínuo. 

Mesmo assim, os benefícios são gigantes: mais organização, melhor controle de estoque, mais clareza para o setor de vendas e muito mais. 

Com isso em mente, neste conteúdo aqui do Blog Koreauto você aprenderá como fazer uma boa gestão de estoque da sua loja de autopeças em prol de melhores resultados. 

Tudo pronto? Prossiga com a leitura! 

Passos importantes para uma boa gestão de estoque

Para compreender com mais clareza como começar, caso você ainda não tenha, um bom controle de estoque, é preciso saber as ações relevantes a serem tomadas. 

Entre elas estão: 

  • Planejamento dos processos da sua empresa;
  • Categorização de produtos;
  • Atividades de registro;
  • Inventários estruturados e construídos periodicamente;
  • Treinamentos internos.

Vamos discorrer um pouco mais sobre cada tema a seguir. 

Planejamento de processos

Como toda outra área, o mercado de autopeças exige muita organização, muitas vezes prévia. Isso acontece graças a fatores como: 

  • O tamanho das peças;
  • A logística de armazenamento;
  • Os estudos de produtos e preços;
  • A escolha dos fornecedores ideais;
  • Etc.

Porém, uma das questões que mais impactam são as variedades de produtos dentro deste mercado. Por isso, é importante ter em mãos – de maneira muito bem definida – qual o segmento da sua empresa, os interesses e público-alvo.

Com estes dados em mãos fica muito mais fácil entender as demandas reais que sua empresa atenderá, permitindo assim que a compra de peças seja precisa e realmente útil para sua empresa. 

Não meça esforços: você precisará de muita pesquisa e pulso firme para atuar com os produtos corretos para os públicos certos. Não tente abraçar o mundo!

Categorização de produtos

Produtos definidos, agora é hora de organizá-los. Para conseguir ter acesso fácil e rápido a cada produto, até mesmo para conseguir entregar com maior eficácia, será necessário um sistema inteligente de identificação. 

Portanto, crie um padrão de informações técnicas a ser seguido, organizando setores como o almoxarifado e vendas e melhorando a comunicação entre eles.

Essa categoria pode ter dados técnicos como informações de fabricação, assim como personalizações, como remarcações de peças, origem, etc. 

Atividades de Registro

Não adianta categorizar se essa função não será utilizada, certo? Portanto, crie uma rotina geral (todos os funcionários envolvidos) de conferência e atualização de dados. 

Desta maneira será possível compreender dados como: 

  • Os produtos de maior rotatividade;
  • Aqueles que mais “agarram” os estoques;
  • Os produtos que saem em volumes maiores;
  • Tipos de produtos, categorizando entre os públicos que mais os consomem;
  • Entre outros.

Desta maneira, é recomendado que essa rotina seja diária, ou se possível, em tempo real. Assim, será viável acelerar a comunicação setorial e, consequentemente, qualificar melhor as ações do seu time de funcionários. 

Inventários Estruturados

Termo comum sempre que o assunto de gestão de estoque está em aberto, os inventários são parte chave para o sucesso das empresas que precisam do estoque como ferramenta de armazenamento. 

Um inventário é uma conferência minuciosa e precisa de todo o estoque, que pode acontecer semanalmente, quinzenal ou mensal. 

Ele servirá como um dado-chave para as ações: é aqui que seu time entenderá quando efetuar novos pedidos, quais produtos estão parados e várias outras informações relevantes para a qualificação dos serviços prestados.

Importante ressaltar: graças ao modelo de venda, o mercado de autopeças tem muito a ganhar com a gestão de estoque e logística, afinal, em muitos casos as peças são grandes e mais complicadas de locomover, por exemplo.

Treinamentos internos 

Assim como estruturar a empresa, você precisa dar a devida atenção na estruturação mental da equipe: todo o time precisa acompanhar a evolução da empresa.

Com isso em mente, promova treinamentos internos para apresentar as novidades, ensinar a nova rotina e orientar em novas funções (dentro de cada contratação) a serem exercidas em prol do coletivo. 

Vale ressaltar: as funções devem permanecer dentro do contratado, afinal, sua empresa não quer problemas judiciais, correto? 

Então, use os treinamentos como a ferramenta de aprendizado que eles são e mostrar seu time a importância das novidades, porquê aquela mudança está ocorrendo e escute as opiniões de cada um deles: eles são sua empresa também. 

Relacionamento com fornecedores: você sabe de quem comprar?

Quando falamos de gestão de estoque fica fácil se perder no processo de armazenamento e o volume de produtos, esquecendo completamente do pilar do relacionamento. 

Por isso, fazemos uma pergunta: você conhece e confia nos seus fornecedores?

Trabalhar no ramo de autopeças está ligado diretamente a networking. Assim, será possível criar uma lista estruturada de fornecedores e parceiros, aqueles que realmente somam para o desenvolvimento da sua empresa.

Tente listar:

  1. Os melhores fornecedores para trabalhar;
  2. As marcas mais procuradas por seus clientes;
  3. Aqueles que te deram a melhor e pior experiência;
  4. Os que entregam mais rapidamente;
  5. Os mais burocráticos e complicados. 

Essa lista pode ficar cada vez maior. O importante é conseguir identificar as melhores parcerias, aqueles que devem ser evitados e os mais confiáveis. 

Conclusão

Tudo pronto para impulsionar a gestão de estoque dentro do seu negócio e ver sua empresa crescer com mais organização? 

Lembre-se que, quando o assunto é autopeças, a Koreauto é uma das lojas mais tradicionais de Belo Horizonte, atuando a mais de 20 anos com veículos HR, Kia Bongo e de maior porte (confira a lista completa em nosso site ou conversando com um consultor). 

Além das manutenções especializadas em nossa oficina, também oferecemos os melhores produtos do setor em nossas lojas, tanto física quanto virtual. 
Conheça a loja online clicando aqui e não se esqueça de visitar nossa oficina e loja física para contar com a ajuda dos nossos especialistas!

superaquecimento do motor - KOREAUTO

Explore mais