Tipos de suspensão: conheça os principais modelos!

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Conheça os principais tipos de suspensão e como identificar cada uma delas! Este conteúdo é essencial se você precisa de orientações diretas e objetivas!

Você conhece todos os tipos de suspensão existentes no mercado automobilístico? Pensando em sanar essa dúvida tão comum, criamos este conteúdo para ajudar você! 

Então, neste conteúdo explicaremos sobre cada modelo de suspensão, como ela funciona e sua importância para o automóvel. 

Boa leitura! 

Como funciona uma suspensão

Antes de conhecer os modelos utilizados hoje em dia, é importante explicar como as suspensões funcionam. 

Elas operam ligadas ao Chassi do automóvel, atuando para manter o carro mais estável, confortável e protegido. 

Seu sistema é composto, basicamente, por: 

  • Barras estabilizadoras; 
  • Conjunto de molas; 
  • Amortecedores; 
  • Pivôs;
  • Buchas de suspensão. 

Assim, todo o sistema de suspensão torna-se um conjunto de itens que atuam na parte inferior do veículo, permitindo melhor estabilidade ao carro, já que ele fica sempre em contato com o solo. 

Além disso, a suspensão aumenta o conforto do motorista e usuários do carro, já que ela absorve os impactos entre pneus e solo, reduzindo a trepidação e impactos causados pelas irregularidades do asfalto (ou outros terrenos). 

Sendo assim, a suspensão é de extrema importância para todos os veículos, permitindo maior durabilidade do Chassi, segurança, estabilidade e conforto. 

A importância da suspensão

É fácil imaginar que cada automóvel precisa de um diferente sistema de suspensão, correto? Os famosos amortecedores – nome utilizado para se referir ao sistema de suspensão – são essenciais para o pleno funcionamento dos veículos. 

Então, na hora de adquirir um novo automóvel, sempre consulte qual o modelo de suspensão, além de buscar o porquê dele possuir aquele sistema. 

Tração, modelo (comum, esporte, etc.), porte e outros fatores interferem na usabilidade de diferentes tipos de suspensão. Por exemplo, para modelos 4×4, a suspensão costuma ser mais resistente, uma vez que o veículo transitará em terrenos irregulares e mais inóspitos. 

Já os modelos para esportivos, comuns por rodarem em alta velocidade, utilizam sistemas que proporcionam ainda mais estabilidade. 

Então, é de extrema importância que você entenda qual o tipo de suspensão utilizada em seu veículo, entendendo como a manutenção funciona, complexidades e afins. 

Tipos de suspensão

Agora, vamos à lista dos tipos de suspensão utilizados no mercado, compreendendo mais sobre suas peculiaridades. 

Sistema de suspensão MacPherson 

Criada na década de 40, este modelo foi utilizado no famoso Ford Vedette, um verdadeiro clássico. O automóvel foi o primeiro grande lançamento no pós-guerra, já com essa tecnologia de amortecimento. 

Entre suas principais características está o fato de conter poucas peças, sendo uma estrutura mais simples que outras que mencionaremos nessa lista. Isso deixa o uso mais barato e o veículo mais leve, outra vantagem. 

Além disso, ela pode ser utilizada em ambos os eixos (traseiro e dianteiro), sendo mais comum no dianteiro. 

Triângulo Duplo 

Um modelo excelente para carros esportivos, este modelo ajuda a manter a estabilidade em alta velocidade. Seu modelo tem 2 braços no formato de “V” um inferior e um superior, assemelhando-se ao um triângulo, motivo pelo seu nome. 

Sua rigidez ajuda no controle, embora ela precise de muito espaço, sendo este um de seus contras. Mesmo assim, o modelo é famoso e muito utilizado em automóveis desportivos. 

Suspensão Ativa e Passiva 

Entre os tipos de suspensão, a chamada Suspensão Passiva é a comum, aquela que atuam no desempenho do automóvel reagindo às irregularidades do solo. Basicamente, ela tenta controlar o contato do solo irregular com os pneus, gerando a estabilidade necessária para manter a segurança do motorista. 

Já a Suspensão Ativa é um sistema mais tecnológico e mais atual, caracterizando-se como um sistema que tenta, por meio de tecnologias, prever as irregularidades do solo e se adequar a elas antes do contato em si. 

Menos comum, a suspensão ativa pode se popularizar no futuro, mas ainda é existente em poucos automóveis (de fábrica), o que eleva o preço do veículo que vem com essa tecnologia.

Multilink

Possui muita semelhança com o modelo Triângulo Duplo citado acima, embora seja uma versão atualizada e mais tecnológica. Em vez de apenas 2 braços, ela possui 3 ou mais, sendo eles mais distribuídos na estrutura do automóvel para gerar melhor segurança e estabilidade. 

Assim como o modelo que te deu base, esse sistema é mais comum em veículos de alta tração e potência. 

Barra de torção / Eixo Rígido 

Modelo de suspensão mais antigo, rígido e pesado, aqui as rodas são ligadas por um único eixo, o que pode deixar a direção mais perigosa, uma vez que fica mais fácil perder o controle do carro. 

Além disso, este modelo deixa o carro mais pesado, o que é mais incomum para carros populares, que visam os modelos independentes como o MacPherson, por exemplo. 

Suspensões modificadas

Essa categoria cria, naturalmente, outras categorias de suspensão. Isso porque as modificações podem acontecer por interesse do proprietário, uma vez que elas permaneçam nas Leis regentes. 

Vamos falar um pouco sobre as suspensões modificadas mais comuns, veja abaixo! 

Suspensão Fixa 

Quando o assunto é modificação de sistemas de suspensões, a Fixa é a mais comum: o famoso rebaixamento. Basicamente, ela utiliza amortecedores pressurizados e molas menores que as habituais, fazendo com que o automóvel fique mais baixo. 

Vale ressaltar que para este e outros modelos que causam o rebaixamento do automóvel, é importante trabalhar ao lado de profissionais competentes, uma vez que essa alteração pode afetar diretamente a segurança de todo o sistema, afetando então, todo o carro. 

O efeito de carro mais baixo – inclusive característico de marcas de carros desportivos como a Ferrari, Porsche, entre outros – atiça o desejo de várias pessoas, mas ressaltamos aqui que o fator segurança sempre precisa estar em primeiro lugar. 

Suspensão a ar 

Este modelo é famoso graças a regularização da altura do automóvel a qualquer hora, inclusive enquanto o carro ainda está se movimentando. Isso acontece com a alteração das molas da suspensão por bolsas de ar, sendo controladas por mangueiras que inflam ou desinflam essas bolsas. 

Este modelo é caro e exige grandes modificações, então é preciso confiar no seu mecânico, nas peças utilizadas e em todo o processo de instalação novo sistema. 

Suspensão de Rosca

Este modelo é muito peculiar: ele se assemelha a Suspensão Fixa, mas diferente dela, o rebaixamento é opcional a qualquer momento. O problema é: já que seu funcionamento é em rosca, alterando a altura do automóvel rosqueando um amortecedor regulável como uma porca rosqueia um parafuso, um novo alinhamento se torna necessário. 

Assim, o custo para manter este modelo pode ser mais caro, já que dependendo do volume de uso, você precisará gastar muito com novos alinhamentos. 

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Conclusão 

Conhecer como funciona o sistema de suspensão, sua importância e os modelos existentes, permitirá que você saiba qual o modelo utilizado quando for comprar um novo automóvel, ou até mesmo o que comprar na hora de consertar o atual! 

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