Se sua empresa não é uma fábrica de peças, suas possibilidades – além de ser cliente – é trabalhar com a revenda de autopeças.
Dentro deste contexto de atuação, podemos destacar 5 ações e pontos inteligentes a serem tratadas. Prossiga com a leitura e confira!
1 Armazenamento inteligente
É bastante desafiador encontrar espaços que atendem com eficácia todas as demandas de estoque, principalmente quando falamos de autopeças.
O volume gerado pelos produtos muitas vezes impossibilita a verticalização do estoque, o que pode acabar com o espaço delimitado e permitir menos volume de peças no estoque.
Então, como conseguir manter a boa gestão de estoque neste mercado? Uma boa solução está ligada a atenção com os seguintes pontos:
- Volume de vendas de cada peça;
- As peças mais necessárias e utilizadas no dia a dia;
- Os produtos mais procurados e de maior desejo dos clientes;
- Qual a rotatividade de cada produto;
- Quais os prazos de entrega das peças mais complicadas de manter no estoque;
- Como a atuação da empresa impacta nos itens em estoque: existem muitas promoções, queimas de estoque e feirões?
Se atentar a estes dados – que são coletados no dia a dia – será o grande diferencial que sua empresa precisa para conseguir estruturar um estoque realmente funcional.
2 Ficha técnica
Independente se a revenda é de produtos oficiais das marcas automobilísticas ou de réplicas, é importante oferecer transparência para os clientes.
Portanto, além de uma comunicação clara durante a oferta, é preciso apresentar a ficha técnica para o cliente, permitindo que ele saiba o que está adquirindo e não se sinta enganado.
Além disso, explicar o preço tabelado pode ser um fator importante para a venda, mostrando o custo-benefício de cada produto viabilizando mais vendas.
3 Registro de estoque
Compreendendo os dados coletados durante o armazenamento, torna-se viável montar o registro de estoque: documentos e planilhas que mostram a rotatividade de produtos, volume de vendas e a necessidade de armazenamento.
Pense da seguinte forma: se uma manutenção tem previsão de 10 dias de durabilidade, você realmente precisa estocar um produto que, com o seu fornecedor de confiança, demora 5 dias para entrega?
Sendo assim, será possível criar esquemas que facilitando a atuação sem prejudicar a experiência dos seus clientes. Explique o processo e trabalhe com datas reais!
4 Logística
Já que falamos sobre processo de entrega, a logística é uma das maiores aliadas dos revendedores de autopeças.
Isso graças ao teor organizacional e estratégico do setor: é com a logística que sua empresa levanta prazos, peculiaridades de cada produto, viabilizando o armazenamento e os pedidos.
Nada de desespero, a logística é um processo contínuo de estudo e aplicação, e quando estruturada, diminui gastos consideravelmente e aceleram as vendas.
5 Tecnologia
Contar com sistemas tecnológicos não é mais uma novidade: é uma obrigação. Se você ainda é adepto aos modelos analógicos de gestão, talvez seja a hora para repensar sua forma de atuar no mercado de autopeças.
Por mais braçal que o trabalho da mecânica seja, por exemplo, contar com softwares de gestão irão criar grandes diferenciais para o andamento da empresa.
Assim, mesmo que o trabalho manual exista, todo o processo de gestão pode ser automatizado e acelerado, facilitado e otimizado para melhorar o dia a dia.
Não fique preso ao passado: pesquise bem formas inovadoras e tecnológicas de gestão e impulsione sua empresa para o mercado com um viés original e moderno.
Conclusão
Tudo pronto para impulsionar a gestão de estoque dentro do seu negócio e ver sua empresa crescer com mais organização?
Lembre-se que, quando o assunto é autopeças, a Koreauto é uma das lojas mais tradicionais de Belo Horizonte, atuando a mais de 20 anos com veículos HR, Kia Bongo e de maior porte (confira a lista completa em nosso site ou conversando com um consultor).
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